Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Capitães da Areia


              Dirigido por Cecília Amado neta de Jorge Amado, o filme Capitães da Areia é baseado na obra de Jorge Amado publicada em 1937. Essa obra foi perseguida pelo governo( ditadura militar imposta por Getúlio Vargas) sendo queimados 808 exemplares em praça publica junto a outros livros e Jorge, o argumento do estado era que os livros se tratavam de objeto de propaganda comunista. Os livros contavam a verdade sobre a realidade vivida pelo povo baiano, mostravam os costumes, a beleza, a religião e denunciava a difícil situação que a camada pobre tinha que enfrentar.   O filme retrata a realidade vivida na capital do Brasil, Salvador. Nos anos 30, a cidade sofria com uma epidemia de bexiga que matou muitas pessoas, os órfãos viraram meninos de rua sem nenhuma atenção do estado e a polícia destinava-se a perseguir e torturar os infratores. A reação dos meninos é violenta, mas é a unica maneira de serem livres nas ruas da Bahia.
              O velho trapiche (especie de armazém) é a unica referência que possuem de um lar, onde vivem e sustentam sua pequena sociedade de ladrões baseada em respeito, cumplicidade e amizade. A historia se desenvolve com da chegada de uma menina Dora, que muda a rotina do bando. O grupo é conhecido como capitães da areia, é liderado por Pedro bala. O filme mostra a realidade dos meninos de rua, dos órfãos, das prostitutas, da violência  policial e do preconceito sofrido pelos praticantes do candomblé.
                 Vale a pena assistir o filme pela beleza das imagens, pela delicadeza que é mostrado o amor, a  luta pela sobrevivência e principalmente pela amizade que pode existir até quando não se acredita mais em futuro. As cenas que mais me emocionaram foram quando o menino  Sem-pernas é obrigado a desistir de uma vida que poderia ser feliz e o final claro kkk,  e quando Dora decide enfrentar a realidade e mostrar sua força se tornando um capitão da areia . Não vou aqui contar o final da historia, apesar de estar me mordendo para contar kkkkkkk.    
                                                              Assistam vale a pena !!!!!!



             
Personagens
Pedro Bala, Gato, Pirulito, Professor, Volta-seca, Sem- pernas, Dora, boêmios, prostitutas  e tantos outros personagens caricatos da Bahia. 

Elenco : Jean Luis Souza de Amorim, Ana Graciela Conceição da Silva, Romário Santos de Assis, Israel Vinícius Gouvêa de Souza, Elielson Santos da Conceição, Paulo Raimundo Abade Silva. 

Direção : Cecília Amado e Guy Gonçalves

Gênero: Drama Nacional



                                                                             







Nenhum comentário:

Postar um comentário