Pesquisar este blog

Cinema e Literatura

 
Jorge Amado 

Quando pesquisei sobre a obra de Jorge Amado li uma entrevista do autor e fiquei fascinada com sua maneira de escrever e contar as mazelas existentes no Brasil de uma maneira forte, realista e ao mesmo tempo poética.  Era combativo aos preconceitos, a descriminação e as injustiças que ocorriam em nosso país, valorizava a mulher, o negro, os meninos abandonados, os trabalhadores do campo e da cidade e ao culto livre de qualquer religião, sua literatura era voltada para as raízes nacionais.  Adoro autores que mostrem a realidade vivida pelos brasileiros e principalmente a vivida pela mulher que ainda hoje é discrinada por suas escolhas.

Gabriela Cravo e Canela

       Esse filme é uma adaptação do livro  " Gabriela Cravo e Canela" de Jorge Amado, publicado em 1958, é o  romance de Jorge com maior número de traduções. 
       Sônia Braga dá vida ao papel principal, ela era considerada por  Jorge Amado a mulher ideal para representar seus personagens femininos. 
       Nesse filme a mulher ganha destaque com toda sua força, coragem e sensualidade, como mito sexual e  transgressora, ela é agente do seu desejo, escolhe  o tipo de vida que quer levar sem aceitar as imposições e as regras ditadas por uma  sociedade hipócrita.
       
Sinopse
      
Na tranquila cidade de Ilhéus na Bahia de 1925, escravos ainda são comprados e crimes passionais podem ser perdoados. chega então Gabriela, uma moça pobre e de espírito livre, vinda do sertão é levada para trabalhar como cozinheira de Nacib, um rico comerciante. Gabriela encanta com sua beleza e sensualidade rude, Nacib logo se apaixona e decide casar-se com a moça. Gabriela é obrigada a vestir-se e comportar-se como uma dama que a sociedade espera que seja, sentindo-se presa e sem identidade, a jovem acaba rebelando-se, o que coloca em risco seu casamento com o homem que ama.






-----------------------------------------------------


Isabell  Allende


 DE AMOR Y DE SOMBRA

De amor y de sombra (Of love and shadows)é o segundo romance escrito pela autora chilena Isabel Allende, publicado em 1984.
SINOPSE: A história se inicia em 1973. O filme trata de um romance protagonizado por Francisco (Antonio Banderas) e Irene (Jennifer Connelly), no período da ditadura de Pinochet. Irene é uma jornalista da classe média no Chile que contrata Francisco, um fotógrafo, para a revista que ela edita. Irene namora seu primo Gustavo, um militar de uma nova geração do Chile, mas acaba se apaixonando pelo fotógrafo, que lhe mostra a realidade da ditadura. Juntos formam uma dupla que tem como objetivo reunir provas dos crimes e abusos cometidos pela ditadura. E o restante só assisitindo.
Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura Latino-americana da década de 80. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973).





A CASA DOS ESPIRITOS

Sinopse: A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da familia Trueba, que começa com a união de um homem pobre(Jeremy Irons), que fica rico e casa com uma jovem(meryl Streep) de poderes paranormais. A história se desenvolve até a familia ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.



-----------------------------------------------------------------------

Uma Professora Muito Maluquinha

SINOPSE: Cate foi envida a cidade grande para estudar, quando era criança. Hoje com 18 anos, retorna a sua cidade e passa a lecionar em uma escola primaria. Porém seu comportamento moderno logo incomoda as tradicionais professoras do local, que tentam derrubá-la a qualquer custo.
ESTRÉIA: 7 de Outubro.
Uma professora muito maluquinha é baseado no livro de Ziraldo,19995. O crescimento do nosso cinema vem proporcionando aos brasileiros cinema de qualidade, nos desprendem[ndo dos filmes estrangeiros ou melhor nos dando a oportunidade de ver nosso país nas telas. Adaptando livros valoriza-se os nossos escritores e talvez possa haver um incentivo a leitura.






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capitães de areia

Dirigido por Cecília Amado,é uma adaptação do livro homônimo de seu avô, Jorge Amado, lançado em 1937,  um monumento da memória afetiva baiana — e o romance mais vendido do escritor. Antes de ser diretora trabalhou  como assistente de direção em filmes como Batismo de Sangue (2006) e na minissérie A Cidade dos Homens (2002). No elenco, estão nomes de peso como Lázaro Ramos e Patrícia Pillar.

Sinopse: Na capital baiana Salvador, nos anos de 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam toda sorte de dificuldades. Conhecidos como "capitães da areia", são liderados pelo jovem Pedro Bala, praticando crimes como roubo e estupro.


Estreia: 14 de Outubro de 2011