Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial".


"Taare Zameen Par - Every Child is Special"  

O primeiro filme indiano que assisti foi "Quem quer ser um milionário" e depois Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial", fiquei muito emocionada por que os filmes mostram realidades diferentes de uma maneira leve  e prazerosa, o que nos conduz a assistir todo o filme sem desgrudar da tv. 
Esse filme em especial me emocionou bastante, lembrei de quando trabalhei como assistente de sala em uma escola e lá trabalhávamos com crianças com diferentes  dificuldades de aprendizagem. O mais importante era observar as alterações, dificuldades e  evoluções. Esse trabalho da escola com a família e a criança é muito raro, fico imaginando como as crianças com problemas reagem as essas dificuldades sem ter ninguém que identifique o problema e as ajude a superar. 
Embora o filme fale sobre uma criança com dislexia , ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e sobre a formação do ser humano, o titulo toda criança é especial traz a ideia de todas tem o mesmo direito e que não podemos negligenciar.  Esse é o tipo de filme que nos faz refletir sobre as estratégias que a educação pode lançar mão para melhorar a educação e ter um olhar diferente para as nossas crianças, e como a arte e a educação podem andar juntas para estimular o desenvolvimento de uma criança independente se tem alguma dificuldade ou não. 
O filme Taare Zameen Par – filme da produção de Bollywood - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de “disciplinar cavalos selvagens”. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

O filme é do diretor Aamir Khan, que também é  o produtor com sua Aamir Khan Productions e o ator que faz o papel do professor substituto. Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que surpreendeu com sua atuação. O filme ganhou o premio de melhor filme, melhor letra e musica e melhor ator   no Filmfare Awards no ano de 2008, Darsheel impressionou a critica com sua atuação. O filme é acompanhado por muita musica e a  que ganhou o premio foi "Maa" que quer dizer mãe. 
O diretor surpreendeu pela qualidade do filme e de sua atuação,  trabalha nesse filme com muita sensibilidade e beleza, as cores, a musica para expressar as emoções, as imagens nos trazem a angustia e a felicidade do menino. É simplesmente um filme excepcional,  recomendo a todos os meus colegas que querem se dedicar a educação e principalmente a aqueles que tenham sensibilidade para apreciar este belíssimo filme.

Maa de Taare Zameen Par com legenda em Português 





Ai vai  o site oficial do filme http://www.taarezameenpar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário